Controle

Mais atenção ao aedes

Foco com larvas encontrado em Pelotas acendeu o alerta do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde

Jerônimo Gonzalez -

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (SMS) fará uma reunião na tarde desta quarta-feira (25) para discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Pelotas. Um foco com larvas foi encontrado em armadilha fixada nas proximidades da rua Giuseppe Garibaldi, região do Porto. Imediatamente produtos químicos e biológicos foram utilizados no local para eliminar quaisquer oportunidades de multiplicação do transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

Um pedaço de pneu com resíduos de água é monitorado pela equipe de Vigilância há alguns anos na região, de acordo com o diretor do Departamento, Franklin Souza. A prefeitura já havia tomado conhecimento da presença do mosquito em fevereiro do ano passado, também em armadilha. Para ele, o trabalho realizado na cidade é satisfatório, já que está sendo possível perceber indícios da larva antes que ela possa entrar em contato com a população.

Após a descoberta, agentes realizaram ação de força-tarefa e visitaram residências em um raio de até 300 metros do foco. A funcionária de um lava jato das imediações, Andrieli Amaral, diz que está sempre observando se não existe nenhum resíduo de água parada no pátio onde os veículos são limpos. Sua preocupação maior é com o terreno ao lado do estabelecimento, que está para locação há alguns meses e possui um extenso quintal, com resíduos que poderiam servir de criadouro para o Aedes.

Pelo menos cinco pessoas ouvidas pela reportagem do Diário Popular na região receberam visita da Vigilância e uma cartilha de instruções para evitar a presença do inseto incômodo. Giane Peres, 48, mora desde que nasceu na Garibaldi e percebe a mobilização da prefeitura de forma positiva. “Eles estão sempre aqui e junto deles estou sempre cuidando os vasos das minhas plantas”, conta.

Fumacê nos bairros
O roteiro do mês de janeiro do fumacê nos bairros está em funcionamento. Os inseticidas disponibilizados pela prefeitura ainda vão chegar às localidades de Vila Nova, Governaço, Vasco Pires, Obelisco, Sítio Floresta e Vila Princesa. Barro Duro e Laranjal estão na agenda do mês de fevereiro.

Atenção Redobrada no verão
O Departamento de Vigilância pede que a comunidade revise suas residências pelo menos uma vez por semana, a fim de evitar possíveis criatórios. O perigo das piscinas, principalmente as infantis, também é lembrado pelo órgão. Sempre que possível elas devem ser higienizadas, já que água parada é o ambiente ideal à proliferação do inseto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto das bicicletas de aluguel vai contemplar vários bairros de Pelotas Anterior

Projeto das bicicletas de aluguel vai contemplar vários bairros de Pelotas

Próximo

Vereador quer proibir fogos de artifício e artefatos pirotécnicos sonoros em Pelotas

Deixe seu comentário