Praticidade

Projeto das bicicletas de aluguel vai contemplar vários bairros de Pelotas

Itinerário deverá beneficiar estudantes, trabalhadores e turistas; ideia é de licitar a obra em abril

A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) trabalha na elaboração do termo de referência para o projeto de implantação do sistema de aluguel de bicicletas em Pelotas, a exemplo do que já existe em outras cidades brasileiras, como Porto Alegre e Rio de Janeiro. A proposta está no programa de governo da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e incluída no plano dos cem dias, informa o titular da STT, Flávio Al Alam. Deverão ser 15 estações, que vão abranger do Porto ao Centro e partes dos bairros Fragata, Areal e Três Vendas, acompanhando os locais onde há ciclovias. A ideia é de licitar a obra em abril.

A implantação do sistema de aluguel de bicicletas, juntamente com a licitação do transporte para a zona rural, é prioridade do governo no âmbito da STT, de acordo com o secretário. Ele antecipa que o termo de referência, a parte técnica sobre o funcionamento do sistema para que as empresas que se habilitem à licitação saibam como será a parte operacional, está bem adiantado, praticamente pronto. Faltam alguns ajustes finais, como a definição exata dos locais de estações, que deverão estar de 400 metros a no máximo 600 metros de distância uma da outra para facilitar a devolução no tempo previsto.

O itinerário deverá contemplar estudantes, trabalhadores e turistas. Em princípio, na Zona Norte irá até próximo à Faculdade Anhanguera, no Fragata até a praça 20 de Setembro e no Areal da avenida Domingos de Almeida até a rotatória da avenida São Francisco de Paula. Por enquanto não existe definição acerca do gerenciamento do projeto, que poderá funcionar patrocinado, como já ocorre em outros municípios, apenas uma parte patrocinado ou se a prefeitura terá de bancar. O custo estimado de cada estação é de R$ 5 mil, portanto, se o projeto fechar em 15, deverá estar orçado em R$ 75 mil, conforme o último levantamento da STT.

Como funciona
Para utilizar a bicicleta de aluguel, a pessoa tem de se cadastrar no sistema e pagar um valor por mês, algo em torno de R$ 10,00, e poderá usar quantas vezes quiser, de uma estação para outra. Basta que entregue após uma hora de uso e aguarde 15 minutos para poder locar novamente. Aos finais de semana o uso deverá ser ampliado para uma hora e meia. O tempo de intervalo é estipulado para permitir o compartilhamento e evitar que uma única pessoa use uma bicicleta o dia inteiro.

“Estamos dando o pontapé inicial no processo”, diz Al Alam. Para ele, a forma de gerir o sistema é a parte mais difícil, até porque não pode prever se Pelotas conseguirá uma empresa para abarcar o custo todo. A firma que vencer a licitação irá gerenciar o sistema operacional, o funcionamento via internet, a manutenção, enfim, todo o projeto.

Cada estação deverá ter 15 espaços e dez bicicletas - cinco lugares serão reservados às devoluções. Os usuários poderão utilizar o meio de transporte direto ou de forma indireta, ligando ao transporte coletivo. Ou seja, para chegar a um determinado local poderá usar apenas bicicleta ou bicicleta e ônibus. O mapa com todos os pontos de estações deverá estar pronto em 45 a 60 dias, no máximo.

Ciclovias 
Pelotas tem 44 quilômetros de ciclovias e deverá entregar em breve mais nove quilômetros com as das avenidas:

-Zeferino Costa - 1,5 km
-Juscelino Kubistchek de Oliveira (entre Domingos de Almeida e Barão de Butuí) - 1,2 km
-Leopoldo Brod (entre Fernando Osório e Ildefonso Simões Lopes)
-3 km
-25 de Julho - 2 km
-Salgado Filho - 1,3 km

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Instalação de defesas metálicas irá contemplar trechos nas rodovias sob responsabilidade da Ecosul

Mais atenção ao aedes Próximo

Mais atenção ao aedes

Deixe seu comentário