Solidário

Mês de incentivo para doações no Hemocentro de Pelotas

Apoio: empresas privadas promovem ações visando conscientizar a população e aumentar os estoques

Gabriel Huth -

As temperaturas baixas do inverno, e em especial as grandes oscilações que ocorreram neste ano, afetaram fortemente os estoques do Hemocentro Regional de Pelotas. Pensando nisso, empresas privadas formaram parceria com o Hemopel para aproveitar o gancho da Semana Farroupilha e alimentar os estoques de sangue em Pelotas e região.

Visando conscientizar a população à importância da doação de sangue, ocorrem entre os dias 25 de agosto e 25 de setembro ações, que contam com a montagem de um galpão crioulo nas dependências do Macroatacado Treichel, em parceria com o Banco Sicredi e a Erva-Mate Baturitê. Com a temática gauchesca, quem passa pelo local depara-se primeiramente com o estilo rústico, mas na parte interna do galpão encontram-se com promotoras com fôlderes informativos para incentivar as doações e esclarecer dúvidas.

Além do mês de incentivo, o Dia D da doação de sangue está marcado para o próximo dia 19 de setembro, quando a unidade móvel do Hemocentro estará no macroatacado Treichel, entre as 9h e as 16h, para fazer coletas de sangue. A ação contará com diversas atrações, sempre usando a temática farroupilha. Estarão presentes no dia atrações musicais tradicionalistas, além de mateada e produtos da culinária típica gaúcha.

Gerente do macroatacado, Simone Lucques lembra que todos os anos a empresa faz comemorações durante o feriado farroupilha e, neste ano, se uniu ao Hemopel para aliar tradicionalismo e boas ações. "As pessoas estão receptivas à ideia, a expectativa para o dia D são altas", comenta Simone.

Gisele Pinto, assistente social do Hemocentro, afirma que ações ligadas a empresas incentivam mais a doação, já que instigam o público a procurar fazê-las. Segundo ela, a expectativa para as atuais promoções deve ser intensificada nas próximas semanas, devido ao dia D. Assim, a preocupação causada pelas diminuições de estoque no inverno é substituída pela esperança da grande adesão.

Educação para o bem
Alunos da escola Alfredo Simon, localizada nas Três Vendas, participaram de uma ação promovida pelo professor Gleidson Fritsche, da matéria de Ensino Religioso, para ajudar o Hemocentro e seus estoques. O professor explica que, por se tratarem de alunos que ainda não possuem idade suficiente para doar, o projeto visou mobilizar pessoas próximas a eles. A ideia era que cada aluno das oito turmas, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio, conseguisse a doação de ao menos dois adultos.

O professor comemora que a ação foi bem recebida, e, ao final do projeto, 142 doações foram realizadas. "Alguns levaram até pessoas a mais, houve quem mobilizasse até mesmo colegas dos pais", ressalta Gleidson.

Sangue Xavante
O Hemocentro está fechando uma parceria com o Grêmio Esportivo Brasil para arrecadar mais doações e divulgar a necessidade de ajuda. Segundo Gisele Pinto, o próximo dia 5 de setembro deverá ser o dia D para doações dos torcedores. Novas informações quanto ao projeto deverão ser divulgadas nos próximos dias.

Doe você também
O Hemocentro Regional de Pelotas abrange cidades da 5ª e da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, que levam em conta cidades da Região Sul e da Campanha, como Arroio Grande, Jaguarão, Bagé, Aceguá e outras. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e todo primeiro sábado do mês, entre 8h e 13h.

Requisitos para doar
- Estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 quilos estão entre os requisitos básicos para doar. Além disso, o doador deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24, estar alimentado (evitando alimentações gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto.

- As doações não podem ser feitas por quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres que estejam grávidas ou amamentando e pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite e sífilis.

- Homens podem doar sempre em intervalos de dois meses, com no máximo quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar em intervalos de três meses, com no máximo três doações no período de um ano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alexandre de Moraes diverge de relator e vota contra ação da PGR sobre ensino religioso Anterior

Alexandre de Moraes diverge de relator e vota contra ação da PGR sobre ensino religioso

Semana da Pátria começa nesta sexta-feira Próximo

Semana da Pátria começa nesta sexta-feira

Deixe seu comentário