Símbolo

Semana da Pátria começa nesta sexta-feira

Manifestações podem ocorrer apenas no dia 7 de Setembro, data do movimento O Grito dos Excluídos

Jô Folha -

Na véspera do início da Semana da Pátria em Pelotas, o grupo de escoteiros São Francisco de Assis realizou a limpeza no Altar da Pátria, monumento da avenida Bento Gonçalves. O local foi revitalizado nesta quinta-feira (31) para ser palco da abertura oficial da programação, com acendimento da Pira na sexta.

Os cinco estudantes de escolas do Dunas e da Bom Jesus, ao lado do coordenador dos escoteiros, Paulo Pencarinha de Moraes, levaram vassouras e escovas para retirar a sujeira e as pichações do Altar, monumento símbolo da Pátria e homenagem da Liga de Defesa Nacional (LDN). A sete dias do desfile de 7 de Setembro, a programação está concluída e é mais enxuta.

A guarda à Bandeira não existe mais, por motivo de segurança. "Tudo se perdeu por causa disso", comenta o presidente do Núcleo da LDN em Pelotas, André Luís Borges Pereira. Acredita que não deverá ser realizado nenhum manifesto durante as atividades, pois não há movimentação nas redes sociais, como em 2016, quando houve uma articulação para o "Fora Dilma".

Sindicalistas se preparam, em princípio, apenas para o Grito dos Excluídos, movimento nacional apoiado pela CNBB, que envolve pastorais sociais, movimentos sociais, sindicatos, escolas, igrejas e partidos políticos. No entanto, ainda não têm conhecimento das atividades em nível de região. A Central Única dos Trabalhadores (CUT), em reunião na última semana, não definiu atividades. De acordo com Pereira, no ano passado os eventos da Semana da Pátria foram respeitados e nenhum ato ocorreu nos mesmos horários, embora o Altar da Pátria tenha sido pichado.

Após o acendimento da Pira haverá a corrida do Fogo Simbólico, com saída do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) em direção ao Altar da Pátria. A cerimônia de abertura oficial está marcada para as 10h. No domingo, a partir das 14h, será realizada a tradicional Parada da Juventude, que reúne escolas e outras instituições. Após terá mateada.

No dia 4, às 9h, haverá passeio ciclístico. Para o dia 5 está prevista sessão solene na Câmara de Vereadores, às 10h30min. E dia 6, outro evento de tradição na semana está agendado, a sessão solene da Maçonaria, na Loja Fraternidade 3. Finalmente no dia 7, o Desfile Cívico-Militar, também no Altar da Pátria, às 10h.

Programação da Liga Nacional

Sexta - Corrida do Fogo Simbólico
Local: saída do 9º Batalhão
Horário: 9h

Abertura Oficial da Semana da Pátria
Local: Altar da Pátria
Horário: 10h

Domingo - Passeio Ciclístico em homenagem à Pátria
Local: saída do Altar da Pátria
Horário: 9h

Parada da Juventude 2017
Local: Altar da Pátria
Horário: 14h

Dia 5 - Sessão Solene em homenagem à Pátria
Local: Câmara de Vereadores
Horário: 10h30min

Dia 6 - Sessão Magna da Maçonaria Pelotense em homenagem à Pátria
Local: Loja Maçônica Fraternidade nº 3 (rua Andrades Neves, nº 2.202)
Horário: 20h

Homenagem ao patriarca da Independência, José Bonifácio, pela Loja Maçônica Antonio Ribas.
Local: praça da Catedral
Horário: 9h

Dia 7 - Desfile Cívico-Militar da Independência
Local: Altar da Pátria
Horário: 10h

Hora Cívica/coquetel
Local: Centro Português 1º de Dezembro sede Centro
Horário: 20h

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mês de incentivo para doações no Hemocentro de Pelotas Anterior

Mês de incentivo para doações no Hemocentro de Pelotas

Ainda sem prazo para acabar Próximo

Ainda sem prazo para acabar

Deixe seu comentário