Problema
Monumento Velas ao Vento segue sem restauro
Localizada em ponto estratégico na praia do Laranjal, estrutura está na iminência de tombar
Carlos Queiroz -
Duzentos e oitenta e três dias depois de o Diário Popular mostrar a situação de abandono do monumento Velas ao Vento, na rótula Jornalista Álvaro Piegas, no Laranjal, o cenário segue o mesmo, ou pior: a estrutura está mais enferrujada e na iminência de tombar. Localizada em um ponto estratégico na praia, em frente ao shopping Mar de Dentro, a obra do artista Fernando Sparenberg simboliza um dos esportes mais praticados, o windsurf, e deveria expressar a mesma beleza natural da orla da Lagoa dos Patos. O projeto original do monumento, inaugurado há 11 anos, incluía um chafariz e iluminação subaquática.
O Sanep, responsável pela manutenção da parte hidráulica e elétrica, disse que realizou intervenções, bem como a pintura do monumento. Em nota, a autarquia lamentou que o serviço não tenha sido conservado por parte do público. Além da pichação, houve furto da fiação elétrica, comprometendo novamente a estrutura.
Já o restauro, que, segundo o Sanep, é de competência da Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult), está com a base comprometida pelos buracos e parafusos enferrujados. Na estrutura de formato de vela, a combinação de umidade, vento, sol e a chuva causou corrosão em todas as hastes, desqualificando o trabalho do autor. A reportagem solicitou informações à Assessoria de Comunicação da prefeitura, mas não houve tempo hábil para retorno até o fechamento desta edição.
Lamento
Depois de três dias de chuva, o sol atraiu alguns moradores até o calçadão da praia, como a trabalhadora doméstica Cláudia Regina Macquedanz Fernandez, 53, e a bancária uruguaia aposentada Nelly. Com 87 anos de experiência de vida, e agora mais perto dos filhos em Pelotas, a mais nova moradora do Laranjal contemplava a beleza da praia e tentava entender qual o significado do monumento. Claudia explicou o formato da obra à idosa e apontou que a peça deveria ser mantida em boas condições, porém não esconde que há outras prioridades para o Laranjal, como as condições das ruas.
Providências
A vereadora Marisa Schwazer (PSB) já encaminhou pedido de providência na Câmara de Vereadores para o restauro da estrutura. “Eu acho uma pena ela estar neste estado, pois é uma obra maravilhosa. Fica quase em frente ao Centro Comercial Mar de Dentro, onde há bastante movimento de pessoas - e muitas param para ver o monumento”, justifica. O pedido, feito recentemente, é para que as providências sejam tomadas antes da chegada do verão, quando o movimento na praia naturalmente se intensifica.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário