Saúde

Novas estratégias otimizam atendimentos na UPA Areal

Começa um novo sistema de gerenciamento de filas que dá mais transparência ao processo

Foto: Paula Adamoli - Especial DP

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Na terça-feira (1) foi implementado um novo sistema de gerenciamento de filas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal. Ao ser acolhido, o paciente recebe uma senha que indica a cor correspondente a sua classificação de risco e ele pode acompanhar, em um painel instalado na sala da espera, o número de pessoas que aguardam atendimento em cada categoria da classificação. O objetivo é otimizar e trazer mais transparência ao sistema - e assim evitar mal-entendidos.


Outra estratégia, prevista para começar em novembro, é uma capacitação aos médicos que atuam na Unidade, em turno inverso ao horário de trabalho, ofertada pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), que gerencia a UPA. Serão cursos online de oito módulos sobre procedimentos de urgência e emergência e processos burocráticos necessários para o funcionamento correto da UPA. Finalizado o curso, os médicos farão avaliações sobre o conteúdo abordado.

Na sexta-feira ocorre a capacitação de toda a equipe para a utilização do e-SUS, sistema informatizado já utilizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que vai permitir a comunicação entre todas as unidades de saúde do Município sobre o paciente, através de seu prontuário. A implementação ocorre também em novembro.

As estratégias, elaboradas em conjunto pela equipe da FHGV e Secreatria de Saúde (SMS), serão testadas e reavaliadas depois de 30 dias, para que sejam adequadas às demandas da população.

Atendimento
Ao dar entrada na UPA Areal, o paciente faz a ficha de atendimento, depois encaminhada à equipe de enfermeiros e auxiliares de enfermagem que realizam o acolhimento, momento em que é feita a classificação de risco. O paciente é informado sobre sua classificação, que pode ser amarelo (urgente), verde (pouco urgente) ou azul (não urgente). Os pacientes vermelhos (emergência) não passam pelo acolhimento, pois caracterizam atendimento imediato. 

Entenda melhor
A senha de atendimento tem duas letras: 
*a primeira é a letra inicial da cor da classificação de risco, por exemplo, se for amarelo, será a letra “A”; se for verde, letra “V”; 
*a segunda letra indica se é adulto ou criança, “A” para adulto e “C” para criança.

As letras são seguidas pelos números (veja foto), que respeitam a ordem de chegada, dentro da classificação. Material informativo que detalha a senha começa a ser distribuído na quinta-feira (3).

Saiba mais
Os pacientes prioritários são os com quadros classificados como vermelho, depois os amarelos e então os verdes. A classificação é estabelecida pelo Ministério da Saúde. O atendimento de uma nova cor só é iniciado quando não há outros pacientes mais urgentes, ou seja, os pacientes verdes são atendidos depois que todos os amarelos tiverem recebido assistência. As pessoas com quadros classificados como azul são consideradas crônicas e são encaminhadas às UBSs.

A coordenadora da UPA, Letícia Trápaga, afirma que devem procurar a UPA as pessoas que têm sinais e sintomas agudos nas últimas 24 horas. A Unidade tem dois médicos, 24 horas por dias, e nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 22h, horários de maior demanda, recebe um terceiro médico para reforçar o atendimento.

Localizada na avenida Ferreira Viana, 2.231, a UPA Areal porte I veio para qualificar os serviços públicos de saúde do Município e é uma importante contribuição para desafogar o Pronto Socorro de Pelotas (PSP). A Unidade funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O telefone geral da UPA Areal é (53) 3226.3622.

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