Agronegócio

Pelotas entrega registros para mais três agroindústrias

Alvarás sanitários disponibilizados aos empreendedores contam com marca d'água em referência aos 210 anos do município

Mais duas agroindústrias de Pelotas, do ramo de fabricação e manipulação de produtos cárneos, estão com as atividades formalizadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e uma terceira recebeu a liberação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar (Susaf). O prefeito em exercício e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz (PSDB), visitou os estabelecimentos esta semana para entregar os registros sanitários, com selo de marca d'água em referência aos 210 anos do município, liberando o funcionamento de dois empreendimentos e ampliando a área de atuação de mais um.

"Pelotas passou a contar com 32 agroindústrias de produtos de origem animal e com dez atuando em todo o Estado. Esses números consolidam o grande avanço do setor nos últimos anos. A entrega dos alvarás sanitários e do registro de liberação do Susaf significou a conquista e a retribuição de esforços com base na agroindústria familiar", pontua Barz.

Saiba detalhes dos empreendimentos
*Ponto da Linguiça - localizada na avenida Dom Antônio Zattera, 297, na Vila Princesa. A agroindústria produz cerca de 600 quilos por semana e emprega três pessoas, fora a família, que está à frente das atividades. As vendas do Ponto da Linguiça abrangem o mercado local. A agroindústria recebeu o alvará sanitário expedido pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

*Fábrica de Embutidos MB Ltda - localizada na Colônia Triunfo, s/nº, 4º distrito. Produz cerca de 800 quilos por semana e emprega quatro pessoas, além dos membros da família. Recebeu o alvará sanitário do SIM.

*Bravo Carnes do Pampa - localizada no Corredor Quatro, 460, na Sanga Funda. A agroindústria produz carnes rastreadas, selecionadas e embaladas. Trabalha quatro toneladas por semana, em média, para abastecer restaurantes e cliente final. É líder de vendas em hambúrgueres e comercializa seus produtos em todo o Estado. Recebeu o registro sanitário de liberação do Susaf. É a décima agroindústria local com adesão ao Sistema Unificado.

Além do prefeito em exercício, o diretor técnico do SIM, Telmo Lena, e o diretor da SDR, Wilson Karnopp, foram recebidos pelos proprietários Aline Borges, do Ponto da Linguiça, Michel Bonow, da MB, e Edison de Almeida Foster, da Bravo Carnes do Pampa. A entrega dos documentos com a marca d'água dos 210 anos de Pelotas, criada pela Assessoria de Comunicação da prefeitura (Ascom), foi motivo de comemoração pelos empreendedores.

"Os registros entregues reafirmam que a política adotada pelo município para a agroindústria familiar é válida e correta. Vamos continuar, cada vez mais, fomentando e incentivando o setor, com todo o apoio para a estruturação dos empreendimentos, encurtando caminhos e facilitando acessos. Nossa legislação é ampla e permite fomentar a implantação, a regularização e o desenvolvimento de agroindústrias familiares. Garantimos impulso às iniciativas produtivas", afirma Idemar Barz.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Liberação do seguro defeso pode demorar até 40 dias Anterior

Liberação do seguro defeso pode demorar até 40 dias

Ampliação do Canil Municipal será concluída até setembro Próximo

Ampliação do Canil Municipal será concluída até setembro

Deixe seu comentário