Dados

Pelotas tem 25,3% do Censo executado

Com dificuldades em contratar recenseadores, IBGE prorrogou o prazo de conclusão da pesquisa para dezembro

Volmer Perez -

A falta de recenseadores levou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a prorrogar até o final de novembro a conclusão do Censo Demográfico 2022, iniciado em agosto. O prazo inicial seria 30 de outubro. Com as análises dos dados e a supervisão geral, o retrato atualizado da população brasileira será conhecido somente em dezembro. O tempo maior se deve ao desempenho abaixo do desejado da pesquisa, principalmente pela falta de agentes para as entrevistas. Em pouco mais de dois meses, o total de pessoas entrevistadas chega a 104.445.750 no Brasil, o que corresponde a 49% do público. Em relação aos setores censitários, mais de 452,2 mil no país, o percentual concluído é de 31,4%. Já o Rio Grande do Sul aparece um pouco abaixo, com 26,8% finalizado. Pelotas tem índice um pouco mais baixo, 25,3% executado, enquanto outros 51,6% estão em andamento.

A dificuldade que o IBGE enfrenta para contratar pessoal pelo país e no RS para atuar como recenseador não chega a atingir Pelotas e, no momento, não há vagas abertas, segundo a coordenadora local do instituto, Tatiana Gautério. Já a média no país é de um déficit de quase 48% de trabalhadores. "Em breve abriremos processo de seleção para Piratini", diz Tatiana. O município é um dos mais atrasados na região (confira quadro). Entretanto, a coordenadora garante que no quadro geral, que abrange 13 cidades, o desempenho está dentro do esperado, com 60% dos setores censitários em andamento e concluídos. Destaque para Arroio do Padre que está com 86,7% dos setores concluídos.

No site do IBGE, o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, diz que o órgão pensa em novas estratégias e alternativas de recrutamento, para melhorar a produtividade nos estados com menor percentual de população recenseada. Entre eles, Mato Grosso (38,49%), Roraima (45,18%) e Acre (48,79%).

Recepção
De volta a Pelotas, a principal barreira apontada pelos entrevistadores no município ainda é a resistência. O receio em receber os recenseadores dificulta o trabalho, principalmente nos condomínios fechados, onde a porta de acesso ao domicílio fica muito longe. "Nós pedimos a colaboração dos síndicos, que nos auxiliem neste momento tão importante de reta final do Censo", pede Tatiana. Para tanto, folders e cartazes estão sendo distribuídos aos responsáveis, para que a comunicação fique mais transparente e o trabalho possa ser realizado com segurança.

"Nossos recenseadores estão devidamente identificados, com crachá que vem um QR Code. Além disso, temos outros canais para esclarecimentos que são o 0800-721-8181 e o site respondendo.ibge.gov.br", esclarece a coordenadora. O gerente Duarte destaca que cerca de 2,27% dos domicílios se recusaram a responder, percentual que se espera ser reduzido até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência.

Rotina de trabalho
Nesta terça-feira (4) à tarde, os supervisores Luiza Reinhardt e Paulo Renato Souza Ienczak percorriam a região do Porto, mais precisamente a rua Gomes Carneiro, com a missão de conferir algumas respostas coletadas pelos recenseadores. O procedimento de praxe é chamado de supervisão da pesquisa pós-Censo, que confere alguns detalhes que possam ter escapado anteriormente, como o número certo de moradores do domicílio e, principalmente, a data de nascimento. Os supervisores também buscam identificar com vizinhos qual o melhor dia da semana e horário de visita a residências que eventualmente permaneçam fechadas nos momentos de atuação dos recenseadores. O trabalho cuidadoso, segundo a equipe, é para se ter o resultado mais fiel do retrato do Brasil em números, posteriormente usados para estudos, pesquisas, políticas públicas e, principalmente, para saber como é a população brasileira, como vive e como está distribuída.

Quem considera importante contribuir com as informações é a dona de casa Franciele da Cruz, 31. Quando foi visitada, disse que o recenseador se apresentou com as credenciais e, assim, ela teve a confiança de responder as questões. "Temos que ter esses dados atualizados. Eu nem lembro quando foi a última vez, só sei que foi prorrogada por causa da pandemia", diz. Já Luiza e Ienczak garantiram que foram bem recebidos. "Das 150 casas que passamos, só uma se recusou a responder", afirma o supervisor.

Alguns números atuais do IBGE sobre o Censo 2022

Brasil
Setores Censitários - 452.246
Não iniciado - 31,3%
Em andamento - 37,3%
Concluído - 31,4%

Rio Grande do Sul
Setores Censitários - 25.063
Não iniciado - 33,9%
Em andamento - 39,3%
Concluído - 26,8%

Pelotas
Setores Censitários - 662
Não iniciado - 25,5%
Em andamento - 51,6%
Concluído - 25,3%

Arroio do Padre
Setores Censitários - 15
Não iniciado - 6,7%%
Em andamento - 6,7%%
Concluído - 86,7%

Piratini
Setores Censitários - 79
Não iniciado - 55,7%
Em andamento - 32,9%
Concluído - 11,4%

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Começa o 5º Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul Anterior

Começa o 5º Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul

Remate Santa Eulália oferta genética Angus de ponta na sexta-feira Próximo

Remate Santa Eulália oferta genética Angus de ponta na sexta-feira

Deixe seu comentário