Negligência
Praça na Cohab Tablada está há um ano sem cuidados
Cenário deveria ser alegre, com iluminação, bancos, brinquedos e, principalmente, grama aparada, porém a realidade é outra
Localizada próximo ao Presídio Regional de Pelotas (PRP), entre as ruas Monteiro Lobato e Tomás Flores, a praça da Cohab Tablada está bem longe de ser considerada um ambiente de lazer. Prejudicada pela falta de manutenção, a área acumula lixo pelos canteiros, enquanto a grama toma conta do espaço. Sem reparos há cerca de um ano, a estrutura vem revelando paisagens que pouco agradam a comunidade que vive no entorno.
O cenário deveria ser alegre, com iluminação, bancos, brinquedos e, principalmente, grama aparada. Porém, esta não é a realidade da praça, que há meses está completamente abandonada. No local, o lixo toma conta.
Observando de longe, a única estrutura preservada é a destinada a brinquedos, com alguns balanços, escorregador e gangorras. Arborizado, o lugar é excelente alternativa para fugir do calor, mas, nas atuais condições, tem mais espantado que atraído visitantes.
Insatisfeita com a atual situação, Suelen da Silva, 21, moradora do bairro há três anos, reclama do descaso.
“Um lugar onde todos se reúnem aos fins de semana e que atrai pessoas de diversos lugares, com certeza, deveria ser melhor cuidado”, disse. Mas a vendedora admite que a população também contribui para o acúmulo de sujeira, segundo ela, algumas pessoas vêm de longe para largar lixo debaixo das árvores.
Por vezes, moradores das redondezas também se unem para revitalizar o espaço. De acordo com Ariel Soares, 19, se a ação não ocorre por parte das autoridades, a vizinhança dá um jeito. “Mas não conseguimos fazer tudo, a área é muito grande”, completa. Frequentador da praça, Soares ainda revela que seu maior desejo é usufruir de um espaço bacana, onde as crianças possam jogar bola com traves e redes novas e que a grama esteja sempre cortada.
O que diz a prefeitura
Atualmente Pelotas conta com três equipes para realizar os trabalhos de reestruturação e manutenção de algumas praças e canteiros de rótulas. As atividades consistem na requalificação dos ambientes, fabricação e instalação de brinquedos e jardinagem. No entanto, o roteiro de limpeza não engloba todas as praças da cidade. Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Jeferson Dutra, este ano não houve aumento no efetivo de limpeza urbana, fator que impede uma ação que contemple todas as localidades. Hoje a prefeitura diz que a maior dificuldade está justamente na manutenção dos espaços. O secretário lembra que, além do rápido crescimento da grama, casos de depredação também já foram registrados. E, por esse motivo, já faz algum tempo que a prefeitura estabelece parcerias com a população. As autoridades instalam as novas estruturas e os moradores se encarregam de realizar a manutenção. Dutra conta que a praça da Cohab recebeu roçada no fim de dezembro e outra já está prevista para o início deste mês. Mas ressalta que para haver revitalização total, com inclusão de bancos, lixeiras e iluminação, a comunidade deve procurar a prefeitura ou entrar em contato com a Ouvidoria, pelo número 156, pois só através de um projeto a ação terá início.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário