Escolhido

Senado elege seu novo presidente

Uma vez eleito, o novo presidente abriria e comandaria uma nova sessão, que escolheria os integrantes da Mesa Diretora

O novo presidente do Senado foi escolhido na noite desta quarta-feira (1), sendo eleito o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), com 61 votos. Os senadores começaram a ser chamados nominalmente às 18h40min, mas o voto foi secreto, por meio de urna eletrônica. Todos os 81 senadores estavam presentes. Uma vez eleito, o novo presidente abriria e comandaria uma nova sessão, que escolheria os integrantes da Mesa Diretora.

Candidato avulso à presidência do Senado, José Medeiros (PSD-MT) discursou sobre a importância do cargo e questionou se era correto que a eleição fosse feita, como é tradicionalmente, por acordo. “Ainda que a tradição da casa tenha se acostumado a referendar o nome da maior bancada, devemos nos perguntar se a escolha do chefe do Legislativo tem que ser um mero carimbo. Acredito que isso não é o que a sociedade espera de nós”, disse.

Medeiros lançou candidatura sem autorização do próprio partido, o PSD, que também apoiou o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), nome indicado pelo PMDB para a presidência da Casa. Tradicionalmente, a eleição da presidência do Senado é feita de acordo com a proporcionalidade das bancadas. Deste modo, o maior partido, que atualmente é o PMDB, indica um nome para o cargo, que é acolhido em votação simbólica.

Com a indicação de dois candidatos, os senadores tiveram de fazer uma votação secreta para definir o pleito. A expectativa já era de que Eunício saísse vitorioso, pois os maiores partidos, inclusive a oposição, referendaram a sua candidatura. Medeiros recebeu o apoio público apenas do senador Magno Malta (PR-ES).

Os senadores foram chamados para votar por ordem de antiguidade de seus estados. Os primeiros a votar foram os da Bahia, depois os representantes do Rio de Janeiro. Renan Calheiros (PMDB-AL) pediu aos senadores que permanecessem no plenário após a votação, para que os integrantes dos demais cargos da mesa fossem eleitos.

O senador Gladson Cameli (PP-AC) leu ofício da liderança do PMDB, confirmando que Renan Calheiros será o líder do partido a partir de agora. O senador anunciou as outras mudanças na composição do Senado. Veja como ficou:

Líderes
-Renan Calheiros (PMDB/AL)
-Armando Monteiro (PTB/PE)
-Omar Aziz (PSD/AM)
-Vicentinho Alves (PR/TO)
-Ronaldo Caiado (DEM/GO)
-Benedito de Lira (PP/AL)

Mudanças anunciadas em Plenário
-Eduardo Amorim (SE) vai do PSC para o PSDB
-Elmano Férrer (PI) vai do PTB para o PMDB
-Lasier Martins (RS) vai PDT para o PSD
-Hieres Pinto (RR) vai do PDT para o PTB

Luiza Erundina
A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) registrou ontem sua candidatura para disputar a presidência da Câmara dos Deputados. Em seu quarto mandato como deputada federal, a parlamentar é a terceira a registrar candidatura ao cargo, após Jovair Arantes (PTB-GO) e André Figueiredo (PDT-CE).

Exportação
A recuperação do preço das commodities (bens primários com cotação internacional) fez a balança comercial registrar o segundo melhor resultado da história para meses de janeiro. No mês passado, o país exportou US$ 2,725 bilhões a mais do que comprou do exterior.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Praça na Cohab Tablada está há um ano sem cuidados Anterior

Praça na Cohab Tablada está há um ano sem cuidados

Sabor que  é daqui em iogurtes  e sorvetes Próximo

Sabor que é daqui em iogurtes e sorvetes

Deixe seu comentário