Padrão
Prefeitura lança campanha de manutenção das calçadas
O trabalho inicia na avenida Domingos de Almeida no trecho revitalizado
Paulo Rossi -
A prefeitura inicia nesta terça-feira (25), pela avenida Domingos de Almeida, bairro Areal trabalho de conscientização dos moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais quanto à manutenção das calçadas da frente de suas casas. A ação será realizada primeiramente nas vias que passam por revitalização, como é o caso ainda da avenida Duque de Caxias e a rua General Osório, até atender todas, informa o secretário de Planejamento, Paulo Morales.
Serão distribuídos panfletos nesses locais a partir desta terça a sexta-feira, como forma de alertar que as melhorias nas calçadas são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. A prefeitura está fazendo sua parte, investindo nos passeios públicos dessas vias para melhorar as condições de acessibilidade. Onde tem calçada elas são cortadas para que sejam colocados o marcador para cegos e rampas a cadeirantes. Nos pontos onde não há, estão sendo construídas. Mas entre as existentes muitas são consideradas fora de padrão, por isso a campanha para que os proprietários façam as devidas melhorias, sob orientação da Secretaria de Planejamento (Seplag) ou da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU).
A adequação dos passeios públicos faz parte do projeto de revitalização dessas vias e objetiva melhorá-las visualmente, assim como proporcionar mais segurança aos pedestres. Moradora no Areal, a servente de cozinha Carmem Macedo, 42, avalia como importante essa questão de melhorias das calçadas: “Tem muita estragada e isso é ruim até para os cadeirantes. Para subir no ônibus é péssimo”, fala.
O pintor Paulo Renato Almeida, 57, residente na rua General Osório, tem o mesmo entendimento e diz que muitos passeios públicos estão cheios de buracos, o que faz com que os idosos, principalmente, tropecem e caiam. De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura, os interessados em receber orientações para providenciar as necessárias adequações em suas calçadas podem entrar em contato com a Seplag ou a SGCMU, pelos telefones (53) 3310-1350 e 3284-4444 ou pelos e-mails [email protected] ou [email protected].
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário