Solidariedade

Tempo de dar comida e carinho

Grupo de amigos percorre hospitais da cidade para distribuir sanduíches, café e palavras de conforto às pessoas

Carlos Queiroz -

O relógio já passava das 20h e os termômetros não passavam dos oito graus. Esta era a situação de Pelotas na noite da última quarta-feira (19). Enquanto muitos já estavam em casa, aquecidos e alimentados, descansando após mais um dia de trabalho, um grupo de amigos preparava lanches, café quentinho e carinho. Tudo destinado àqueles que não têm um lar ou esperavam atendimento para si ou algum familiar na rede pública de saúde.

A ideia do grupo, conhecido nas redes sociais como Por Você Pelotas, é levar conforto ao próximo. Uma vez por semana, desde maio de 2016, eles se encontram em um galpão localizado nas proximidades do Pronto-Socorro (PS) para fazer os lanches. Após duas horas de preparação, percorrem os corredores do PS, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Beneficência Portuguesa com sanduíches e bebidas quentes. Distribuem os alimentos a pacientes, acompanhantes, profissionais da rede e moradores de rua que buscam abrigo próximo a esses locais e esperam ansiosos pela visita deste e de outros grupos.

Um dos beneficiados foi Fernando Silveira, de 52 anos, que não tem um lar. Os bicos como catador de latinhas dificilmente permitem que ele faça mais de duas refeições por dia. O lanche recebido, afirma, é o que salva o estômago no fim do dia. Já Dilmar Machado, de 63 anos, estava há cinco dias no hospital cuidando do neto, que não tinha previsão de alta. Para se manter, conta com a ajuda da comunidade. Ele não tem dúvidas sobre a importância da ação feita pelos voluntários. “Todos são beneficiados com isso, desde o morador de rua até o enfermeiro do hospital.”

Era a quarta noite de Daiana Alves, 35 anos, acompanhando o filho no PS. Ela conta que é através dessas iniciativas e com a ajuda da família que consegue se alimentar no local. Sobre a ação, avalia: “Isso é uma bênção de Deus. Muita gente que está aqui não tem um pão para comer”.

Todos saem ganhando com a ação, tanto os que recebem quanto aqueles que entregam os lanches. Carolina Lopes, voluntária, diz que o trabalho todo é muito gratificante. O costume de fazer boas ações é repassado ao seu filho Pedro, de 11 anos, ajudante do grupo. Orgulhosa, a mãe conta que a iniciativa de participar das atividades partiu dele. Carolina avalia a experiência do menino como crucial para aprender a se preocupar com o próximo e a ver a realidade.

Para fazer a distribuição semanal de alimentos, os voluntários contam com doações feitas por empresários da cidade e amigos. A média de lanches entregues depende da quantidade que conseguem arrecadar, variando entre 600 e mil sanduíches, além dos copos de café.

Amigos voluntários
Formado por aproximadamente 30 pessoas, o grupo Por Você Pelotas ainda não tem registro oficial e não possui um uniforme que o identifique. Sobre isto, Rodrigo Silveira, um dos responsáveis por iniciar o projeto, já tem a resposta na ponta da língua: “O que adianta gastar R$ 20,00 em cada camiseta? É melhor comprar pão e mortadela”. Porém, em relação à formalização do grupo, ele afirma que o processo já está encaminhado. Quando a equipe for oficializada, os integrantes esperam receber mais doações por parte da população. Se as expectativas forem alcançadas, planejam organizar mais eventos, como o Natal Solidário, com doações de cestas básicas e brinquedos. Quem desejar ajudá-los, pode entrar em contato através do site www.facebook.com/porvoce.pelotas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura lança campanha de manutenção das calçadas Anterior

Prefeitura lança campanha de manutenção das calçadas

A grande procura por concursos públicos Próximo

A grande procura por concursos públicos

Deixe seu comentário