Saúde mental
Prefeitura promove Janeiro Branco
Mês foi escolhido por ser um período em que as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida
A Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde (SMS) de Pelotas divulgou a programação da campanha Janeiro Branco, criada para discutir e difundir a importância da saúde mental na sociedade. A informação é da assessoria de imprensa da prefeitura de Pelotas.
A coordenadora do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) 3, psicóloga Gabriela Haack, diz que a campanha visa ampliar a noção de saúde mental entre a população. “Ao pensar a saúde mental, devemos pensar ações capazes de promover o equilíbrio emocional através de atitudes preventivas e de promoção de saúde. Essas práticas devem ser estendidas não apenas às pessoas que se encontram em estado de sofrimento psíquico, mas a toda população”, ressalta Gabriela.
Programação
* Rodas de conversa e oficinas terapêuticas temáticas: durante todo o mês no Caps AD 3, Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI) e Unidade de Acolhimento Adulto (UAA).
*Ação ampliada: Montagem da tenda da Redução de Danos da SMS; dia 25, das 9h às 17h, no largo Edmar Fetter: realização de escala com equipes dos serviços que compõem a Rede AD que executarão atividade de acolhimento, orientação e distribuição de material informativo à população com objetivo de informar e prevenir sobre os problemas associados ao uso de álcool e outras drogas e as possibilidades de cuidado oferecidas pela secretaria.
Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha que tem como intuito sensibilizar a sociedade sobre a saúde mental. O mês foi escolhido por ser um período em que as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida.
Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano, e janeiro é um momento em que muitos estão fragilizadas por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.
Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.
Quem cuida da mente cuida da vida, acesse mais em www.janeirobranco.com.br.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário