Verão
Raios UVA e UVB estarão em alta nos próximos dias
Frente aos índices de câncer de pele na região Sul, dermatologistas alertam para redobrar o cuidado
Carlos Queiroz -
Por: Juliana Santos - Especial DP
A incidência dos raios ultravioleta na região Sul está alarmante. Apesar da previsão de chuvas para esta segunda (16) e terça-feira, as temperaturas se manterão na casa dos 30ºC ao longo de toda a semana, conforme dados do ClimaTempo, que apontam também como extremos os índices de UVA e UVB para o período. Do ponto de vista dermatológico esta exposição solar pode causar desde o envelhecimento cutâneo até casos graves de câncer de pele. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o estado do Rio Grande do Sul é o que mais registra ocorrências deste tipo de doença, sendo 20.720 confirmados no último ano.
Em Pelotas, das 300 das pessoas atendidas no último Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, em novembro, em 50 foram detectadas a doença. No Rio Grande do Sul, o número de casos chegou a 15,76% em 2015. Na cidade a taxa ficou em 14,7%, bem acima dos 10,16% verificados em 2014. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que em caso de suspeita, a população deve dirigir-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde passará por uma primeira avaliação. Os pacientes então recebem encaminhamento a dermatologistas, que definem os procedimentos seguintes, podendo envolver cirurgias e biópsias.
A dermatologista Nora Amaral explica que a região Sul sofre mais com a exposição solar por sua predisposição étnica europeia: "pessoas de pele muito clara são as mais afetadas". O Carcinoma Basocelular é o caso mais frequente da doença. É comum pacientes irem ao consultório em busca de tratamento estético e descobrirem o tumor benigno.
ATENÇÃO REDOBRADA
Atendendo a recomendações dos órgãos de saúde, a jornada do carteiro Giovane Baptistone só começa após passar na filial dos Correios e pegar o filtro solar disponível. Ele conta que a empresa disponibiliza vários litros do creme. A dermatologia atenta que este produto - preferencialmente fator 30 ou 40 - deve ser aplicado em intervalos regulares que não ultrapassem quatro horas. Deve ser considerado também, que apenas dez minutos diários de exposição ao sol são suficientes para manter a saúde em dia.
CUIDADOS IMPORTANTES
- Utilize o protetor solar mesmo em dias nublados.
- Use chapéus e camisetas que ajudem no bloqueio do sol.
- Na praia ou na piscina, prefira barracas feitas de algodão ou lona. Elas absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
- Observe regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário