Saúde
Prefeitura realiza campanha de combate à cegueira
Organizada pela Secretaria da Saúde (SMS) de Pelotas, ação integra o Abril Marrom para conscientizar à prevenção da cegueira
Jô Folha - DP - Procura por atendimento foi alta na manhã deste domingo
Por Vitória de Góes
O domingo foi dia de promover a conscientização sobre cuidados oftalmológicos. Em frente a Estação do Sesc, no Laranjal, foram oferecidas avaliações sobre possíveis doenças que afetam a visão. A campanha, organizada pela Secretaria da Saúde (SMS) de Pelotas, faz parte do Abril Marrom, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate aos diversos tipos de cegueira.
Através de uma parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa, Clínicas de Oftalmologia Visar e Instituto de Olhos Oftalmo Pampa, foram realizadas mais de cem consultas com mapeamento de retina para identificar possíveis doenças ou pré-disposições a problemas oculares. O evento foi voltado principalmente para pacientes diabéticos, que muitas vezes não possuem informações sobre a diabete ocular.
“Ela é uma doença silenciosa e que muitas vezes o paciente não percebe os sintomas. Mas estabelecendo um diagnóstico precoce nós podemos informar o paciente e fazer com que ele busque controlar o açúcar e a pressão arterial, que são fatores de risco para essa situação”, explicou Marcelo Teixeira, doutor e coordenador da Clínica de Oftalmologia Visar e Instituto de Olhos Oftalmo Pampa. Segundo o médico, a diabetes é uma das principais causas de cegueira prevenível, por isso é importante realizar acompanhamento oftalmológico e o controle metabólico do paciente.
A procura pelo atendimento foi alta. Antes mesmo do evento começar, às 10h15min, já havia fila de espera, assim seguiu até o início da tarde. Eliane Wurdig foi até o local para manter os exames em dia. Ela foi convidada por uma amiga e decidiu aproveitar a oportunidade, já que tem histórico familiar de diabetes. Após passar pelo atendimento médico ficou mais aliviada. “Por sorte não tenho nada sério, mas já fiquei sabendo que preciso ajustar o grau dos meus óculos”, contou ela.
Após a realização dos exames, os pacientes em que foram detectadas alterações significativas foram orientados e os casos encaminhados para as unidades de saúde próximas às suas residências para receber acompanhamento médico. “O que vale muito na saúde pública é a prevenção e agora nesse momento pós-pandemia estamos podendo retomar com essas ações para dar um maior acesso às áreas especializadas e realmente prevenir esses casos”, disse a diretora de Atenção Ambulatorial e Hospitalar da Secretaria de Saúde, Caroline Hoffmann.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário