Saúde

Prefeitura realiza campanha de combate à cegueira

Organizada pela Secretaria da Saúde (SMS) de Pelotas, ação integra o Abril Marrom para conscientizar à prevenção da cegueira

Jô Folha - DP - Procura por atendimento foi alta na manhã deste domingo

Por Vitória de Góes

[email protected]


O domingo foi dia de promover a conscientização sobre cuidados oftalmológicos. Em frente a Estação do Sesc, no Laranjal, foram oferecidas avaliações sobre possíveis doenças que afetam a visão. A campanha, organizada pela Secretaria da Saúde (SMS) de Pelotas, faz parte do Abril Marrom, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate aos diversos tipos de cegueira.

Através de uma parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa, Clínicas de Oftalmologia Visar e Instituto de Olhos Oftalmo Pampa, foram realizadas mais de cem consultas com mapeamento de retina para identificar possíveis doenças ou pré-disposições a problemas oculares. O evento foi voltado principalmente para pacientes diabéticos, que muitas vezes não possuem informações sobre a diabete ocular.

“Ela é uma doença silenciosa e que muitas vezes o paciente não percebe os sintomas. Mas estabelecendo um diagnóstico precoce nós podemos informar o paciente e fazer com que ele busque controlar o açúcar e a pressão arterial, que são fatores de risco para essa situação”, explicou Marcelo Teixeira, doutor e coordenador da Clínica de Oftalmologia Visar e Instituto de Olhos Oftalmo Pampa. Segundo o médico, a diabetes é uma das principais causas de cegueira prevenível, por isso é importante realizar acompanhamento oftalmológico e o controle metabólico do paciente.

A procura pelo atendimento foi alta. Antes mesmo do evento começar, às 10h15min, já havia fila de espera, assim seguiu até o início da tarde. Eliane Wurdig foi até o local para manter os exames em dia. Ela foi convidada por uma amiga e decidiu aproveitar a oportunidade, já que tem histórico familiar de diabetes. Após passar pelo atendimento médico ficou mais aliviada. “Por sorte não tenho nada sério, mas já fiquei sabendo que preciso ajustar o grau dos meus óculos”, contou ela.

Após a realização dos exames, os pacientes em que foram detectadas alterações significativas foram orientados e os casos encaminhados para as unidades de saúde próximas às suas residências para receber acompanhamento médico. “O que vale muito na saúde pública é a prevenção e agora nesse momento pós-pandemia estamos podendo retomar com essas ações para dar um maior acesso às áreas especializadas e realmente prevenir esses casos”, disse a diretora de Atenção Ambulatorial e Hospitalar da Secretaria de Saúde, Caroline Hoffmann.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Professor emérito da UFPel é laureado com maior prêmio da Ciência e Tecnologia do País Anterior

Professor emérito da UFPel é laureado com maior prêmio da Ciência e Tecnologia do País

Pesquisa recruta voluntários para estudo sobre câncer de próstata Próximo

Pesquisa recruta voluntários para estudo sobre câncer de próstata

Deixe seu comentário