Mutirão
Prefeitura se mobiliza para combater mosquito em Pelotas
Município se alia à mobilização nacional Sexta sem mosquito para conscientizar população sobre a importância de limpar residências e acabar com criadouros
Agora, toda a sexta-feira é dia de combater o Aedes aegypti e Pelotas também faz parte do Dia de Mobilização Nacional contra o mosquito responsável por transmitir a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. O início da campanha foi com uma blitz no Parque da Baronesa e arredores, com participação das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Transportes e Trânsito (STT).
Através da distribuição de material informativo, a ação do Poder Público quer incentivar que, ao chegarem em casa, as pessoas façam a varredura de suas residências, especialmente os pátios onde encontram-se os objetos que costumam acumular água. De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde da SMS, Franklin de Souza Neto, foram identificados três focos dos mosquitos na cidade em 2016, localizados no Porto, na Rodoviária e na Colina do Sol. A última incidência ocorreu no dia 23 de fevereiro.
Para que os números não aumentem, a SMS abraça a campanha Sexta sem mosquito. Toda a sexta é dia de mutirão nacional de combate, para conscientizar sobre a importância de limpar as residências e acabar com os criadouros. “Somente são necessários 15 minutos, uma vez por semana”, enfatiza o diretor.
Também têm início neste mês os mutirões para visitar imóveis, coletar lixo em áreas irregulares e fazer a retirada e o tratamento de possíveis focos do Aedes aegypti. No dia 19 a Praça da Alfândega será o primeiro local a receber a ação, que envolve ainda a Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) e as comissões de Controle de Infecção Hospitalar. Além disso, durante o ano equipes da Vigilância em Saúde efetuaram mais de 90 mil visitas com orientação à comunidade.
O Parque da Baronesa também passou por uma vistoria, iniciativa elogiada por quem circulou pelo local durante a blitz. Para Flávio Islabão, que passeava com a filha, as pessoas devem ter mais cuidado e não acumular lixo, especialmente em Pelotas, uma cidade onde chove bastante. “Não se pode criar chamarizes”, finaliza ele.
Faça parte da Sexta sem mosquito
#Tampe e mantenha limpos, com água e sabão, caixas d’água, calhas e outros reservatórios
#Guarde pneus em locais cobertos
#Guarde garrafas, baldes e outros recipientes com a boca virada para baixo
#Limpe periodicamente ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água
#Limpe e retire acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras
#Coloque areia nos pratos de vasos de plantas
#Retire água e faça limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias
#Estique lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos
#Mantenha limpas as piscinas
#Guarde ou jogue no lixo quaisquer objetos que possam acumular água
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário