Enem 2022
Professores dão dicas para o segundo dia
Última etapa da prova avalia conhecimentos integrados em 90 questões de matemática e ciências da natureza
Carlos Queiroz - Alunos devem estar atentos ao controle do tempo
Por Victoria Fonseca
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)
Às vésperas da realização da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, o Diário Popular ouviu professores especializados em preparar estudantes para a prova sobre dicas e conteúdos que são mais cobrados. Na etapa que avalia os conhecimentos em matemática e ciências da natureza, controle do tempo e foco em questões com maiores níveis de facilidades são algumas das estratégias.
Na reta final da avaliação, que é uma das principais portas de entrada no Ensino Superior, milhares de estudantes realizam os últimos preparativos para as mais cinco horas de prova com 90 questões objetivas. No segundo dia de Enem, apesar de ser a prova mais temida por muitos pela quantidade de cálculo, a interpretação continua sendo elemento essencial. Conforme o professor de matemática do curso Michigan pré-vestibular, Felipe Vilar, algumas estratégias são indispensáveis para ter um bom desempenho na avaliação, e a classificação do nível de dificuldade das questões é uma delas. "Eles têm que interpretar o que é uma questão fácil", destaca.
De acordo com o professor, os estudantes devem começar sempre pelas questões mais fáceis, deixando por último as mais complexas. Além disso, outra dica é alternar entre a resolução de perguntas de matemática e ciências da natureza para manter um equilíbrio de acertos, e iniciar a prova pela disciplina que o estudante tem maior facilidade. "Trabalhamos com a estratégia de classificação de dificuldade das questões. Começar pelas fáceis e médias, assim como alternar as provas".
Na área da Ciência da Natureza e suas tecnologias, é comum cair diversas questões que abordam várias disciplinas integradas. Segundo a professora de Biologia do Michigan, Marisa Brasil, geralmente, problemas que incluem biologia e química na mesma questão são comuns. Ainda sobre a disciplina, Marisa aponta que Botânica é um dos conteúdos mais cobrados. No Enem do ano passado, de 15 questões, cinco foram de botânica.
Tempo é estratégia básica
Dominar o tempo gasto em cada questão também é uma estratégia essencial. Esse é o apontamento principal feito pelos dois professores. Eles ressaltam que não adianta perder vários minutos em apenas uma pergunta, ainda mais se tratando das de nível de dificuldade mais alto. "Porque naquele tempo perdido daria para ele responder várias outras", diz Marisa.
Já o professor de matemática destaca que o tempo é inversamente proporcional à quantidade de questões da prova. "A média é de três minutos e 25 segundos para cada questão. Para interpretar, calcular e marcar a resposta". Felipe ressalta ainda que é necessário chutar o mínimo possível devido ao algoritmo que realiza o cálculo da média do Enem.
Para inscritos que não se prepararam
Para aqueles estudantes que farão a prova do Enem, mas não tiveram a oportunidade de fazer um curso pré-vestibular ou se preparar com antecedência para a prova, o professor de matemática ressalta a importância de focar em questões mais fáceis e que sejam contextualizadas em elementos do cotidiano. "Essas são primordiais de serem acertadas", afirma. Além disso, Vilar menciona que o inscrito precisa ter criticidade na hora de escolher a alternativa, já que geralmente há respostas muito distantes da realidade da questão. "Se for uma questão de matemática que fala de jornada de trabalho, por exemplo, o estudante tem que saber que não será 20 horas ou mais que isso, porque o trabalho escravo já acabou".
Expectativa
Para o estudante Arthur Kurz, 19 anos, a expectativa pela segunda etapa do Enem é alta. Realizando o exame pela terceira vez, ele almeja uma vaga no curso de Medicina na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e afirma saber o tamanho do desafio. "Eu sei do grau de preparação que eu tenho, estou confiante que estou preparado".
Já para Alice Caldeira, 19, que também quer cursar medicina, o aprendizado para fazer o Enem é um processo intenso. Em sua quarta prova, ela está ansiosa para a segunda etapa, pois tem facilidade em matemática. "A expectativa é ir melhor ainda no segundo dia de avaliação", afirma.
Conteúdos que mais caem no Enem
Matemática: Geometria, Razão, proporção e regra de três
Física: Mecânica, eletricidade e energia.
Química: Físico Química, Química Geral e Orgânica.
Biologia: Genética e Botânica
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário