Problemão
Quadra desaba em escola da Tablada
Área coberta para prática esportiva, que passava por reforma, foi ao chão na última segunda-feira após pilares cederem
Jô Folha -
Um enorme susto. Essa pode ser a definição para o que aconteceu na manhã de segunda-feira (17) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora das Dores, na Cohab Tablada. A estrutura da quadra poliesportiva, que passava por reforma, caiu, gerando um grande barulho e o sobressalto coletivo, já que as aulas estavam em curso. Segundo a prefeitura de Pelotas, uma limpeza será realizada para retirar os escombros do local e o espaço será recuperado.
A obra estava em curso há alguns dias, após a constatação da necessidade de reforma. Porém, os pilares cederam, arrebentando a sustentação do telhado e causando o desabamento. A diretora da instituição, Vanessa Oliveira, diz que é algo que poderia acontecer neste tipo de atividade e, por isso, o espaço estava isolado. "Foi um susto muito grande. Tinha dois pedreiros trabalhando no local", recorda. Por questão de segurança, a reportagem não acessou o local da quadra, que permanece fechado.
Os pilares de uma lateral caíram completamente, fazendo com que haja a necessidade de uma construção nova. Apesar de se localizar próximo às salas de aula, a estrutura do prédio geral do educandário não foi atingida, segundo a diretora, não afetando o andamento das atividades letivas. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) diz que a obra é feita por meio de um contrato com empresa terceirizada. O texto aponta ainda que o desabamento foi causado possivelmente por problema estrutural já identificado pelo Departamento de Engenharia.
Só no ano que vem
O espaço para práticas de recreio e Educação Física na escola já estava reduzido devido ao isolamento da área da quadra. Com recreio dividido e atividades adaptadas, o plano será mantido por tempo indeterminado. A ideia inicial era concluir a reforma em aproximadamente dois meses. Atualmente, a escola conta com cerca de 400 alunos.
A Smed diz que já está desenvolvendo um projeto arquitetônico para a quadra coberta, mas com todos os trâmites, envolvendo ainda o processo licitatório, a execução das obras deve iniciar apenas no próximo ano, após a conclusão do período letivo. "Até o início das obras, contemplando os dois meses restantes de aulas no município, as atividades práticas de educação física devem ser realizadas no espaço descoberto. A prefeitura reforça que a Coordenação de Educação Física da Smed irá trabalhar junto aos professores para buscar alternativas durante este período."
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário