Para acompanhar

Reconhecimento a Edmar Fetter

Exposição em homenagem ao político abre nesta quarta-feira, às 18h, com a presença da Sociedade Pelotense Música pela Música

Objetos pessoais e fotografias de momentos significativos na vida política do ex-prefeito de Pelotas e ex-vice-governador do Estado, Edmar Fetter, integram a exposição no Memorial dos Ex-Prefeitos, que será inaugurada nesta quarta-feira (5) às 18h, no Salão Nobre da prefeitura. A homenagem integra a programação alusiva à Semana de Pelotas e conta também com apresentação do grupo da Sociedade Pelotense Música pela Música.

A mostra é uma iniciativa da prefeitura, em reconhecimento às grandes obras deixadas por Edmar Fetter, como a construção da Barragem Santa Bárbara, a iluminação de todos os bairros e a criação do 1º Plano Diretor de Pelotas e da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). O reconhecimento é também uma forma de resgatar os valores da política, recordando o político sério e ético, de caráter e princípios, que foi Edmar Fetter, ressalta a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).

Edmar Fetter tinha 40 anos quando eleito prefeito e só se candidatou porque o pai, que era o político da família, queria voltar, mas estava com câncer. Devido à doença, reuniu os amigos para convencer o filho mais velho a concorrer. Segundo a diretora do Diário Popular e filha de Edmar, Virginia Fetter, desde cedo o pai já administrava os bens da família. Mais precisamente aos 23 anos, quando casou. Dessa forma o pai pôde se dedicar à vida pública.

Iniciou na política como membro do Diretório Municipal do ex-Partido Libertador, onde entrou em 1956. Integrou também o Diretório Regional da sigla até sua extinção e o Diretório Regional da Arena, desde sua fundação. Foi o primeiro presidente do Conselho Consultivo da Arena Regional do Rio Grande do Sul e presidente do Diretório Municipal da Arena.

Eleito prefeito de Pelotas pela Ação Democrática Popular (PSD, PL, UDN e PRP), exerceu o cargo de 31 de dezembro de 1963 a 31 de janeiro de 1969, além de vice-governador, de 1971 a 1975. Faleceu em 12 de julho de 1990.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O gosto pelo campo Anterior

O gosto pelo campo

Próximo

Gestantes reclamam do atendimento

Deixe seu comentário