Educação

Região Metropolitana terá novos cursos de Medicina

MEC autorizou a criação de 11 novos cursos nas regiões Sudeste e Sul; Novo Hamburgo e São Leopoldo foram as cidades contempladas no Estado

O Ministério da Educação (MEC) autorizou nesta terça-feira (1º) a abertura de 11 novos cursos de Medicina que vão ofertar 710 vagas. Dois destes cursos serão abertos em universidades gaúchas: Feevale e Unisinos. Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, nos próximos dias, mais 25 municípios terão cursos autorizados. A ideia é que, ao final do processo, sejam concluídas 36 autorizações, com a oferta de 2,3 mil vagas.

Os cursos devem iniciar as atividades ainda neste ano, em municípios do Sul e do Sudeste, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o MEC, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste serão contempladas na próxima rodada de autorizações. Novo Hamburgo (Feevale) e São Leopoldo (Unisinos) são as cidades gaúchas presentes na lista. Os cursos oferecem 60 e 65 vagas, respectivamente.

Mendonça Filho destacou que um dos desafios mais importantes para a formação de médicos no Brasil é garantir a qualidade e a oferta de vagas para os municípios mais distantes do país. "Há sempre uma demanda dos estados para que a formação médica se interiorize, que possamos ter médicos formados nas mais distantes regiões do Brasil. Temos uma grande e importante tradição na formação médica brasileira, nos grandes centros urbanos, faculdades reconhecidas, mas boa parte do Brasil mais distante se ressente do acesso à saúde e da formação de médicos", disse o ministro.

Para autorizar a abertura, o MEC consultou o Ministério da Saúde para identificar quais municípios estavam aptos a receber os novos cursos de medicina. Entre os critérios levados em consideração estão a necessidade da região, a infraestrutura da instituição de ensino e a relação do número de médicos por habitante. O município deve ter um hospital com mais de 80 leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) e com potencial para hospital de ensino.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Assembleia define deflagração da greve na rede estadual de ensino Anterior

Assembleia define deflagração da greve na rede estadual de ensino

Próximo

Aleitamento materno em destaque no HE

Deixe seu comentário