Infraestrutura
Secretaria de Trânsito promete melhorias em cruzamentos críticos da cidade
Chegada à rótula do Carrefour é a mais complicada, segundo pedestres, ciclistas e motoristas
Ítalo Santos - Especial - DP - Má sinalização na travessia da Barros Cassal com Bento Gonçalves causa transtornos aos motoristas
Quem está na avenida Ferreira Viana e vai contornar à esquerda, pela avenida Bento Gonçalves para acessar a Juscelino Kubitschek precisa ter muita atenção no trânsito. Se o horário for de pico, então, o alerta é redobrado, pois por mais que a preferencial seja de quem faz esse trajeto, os veículos que trafegam pela Bento nem sempre param. Em situação quase diária, a buzina, o sinal de pisca, frenagens bruscas tornam o cenário um caos total.
Se para condutores a situação é difícil, imagina para os pedestres. Pensando nisso, a Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT), diz já ter planos para esses pontos, que devem ser postos em prática ainda este ano.
A conclusão de quem circula pelo local é de que a faixa de pedestres que fica na extensão da avenida Bento Gonçalves não tem validade nenhuma. “Eles valorizam mais se o sinal está aberto ou fechado”, disse a ciclista Luciara da Costa, 57. A aposentada se refere ao semáforo entre Bento e Juscelino, no sentido centro-bairro. A grande dificuldade dela é a travessia do Village Center até uma farmácia. “Ninguém para.” Já o mecânico Fábio Nunes, 32, que transita de carro por lá, diz que falta sinalização para orientar todos os usuários e em todas as faixas. A aposentada Ircene Soares, 65, acredita que, pelas suas condições físicas e pelo uso de uma muleta como apoio, os motoristas a respeitam e param.
A situação não é uma exclusividade da rótula do Carrefour (antigo BIG). Seguindo um pouco à frente, ainda pela avenida Bento Gonçalves, em direção ao bairro Navegantes, mais uma situação complicada para motoristas. Com o aumento da urbanização (com empreendimento recém lançado no local) e ligação direta com o bairro populoso, o principal cruzamento sobre o canal da avenida para a rua Barros Cassal concentra todo o fluxo de veículos. Para complicar, na mesma avenida Bento, no sentido centro-bairro, até a ponte é mão única. No sentido contrário, mão dupla. E todos convergem para a ponte. Mas em qual faixa? A que estiver livre.
Quem está pela Barros Cassal e quer acessar o Navegantes conta com a mesma sorte, ou seja, usa a faixa imaginária (não há sinalização sobre a ponte) do centro. Mas quem vem do Navegantes e segue pela Bento é obrigado a cruzar em diagonal para seguir o destino e ainda contar com a sorte para que não venha nenhum carro no sentido contrário. A reportagem ficou apenas dez minutos no local e presenciou um cenário de caos. A boa notícia é que todos que circularam por ali nesse período são bons de direção ou tiveram sorte para adivinhar de quem é a preferencial.
Requalificação
Uma rótula antiga, mas não mesmo problemática deve sofrer mais alterações. Localizada na principal avenida do bairro Três Vendas, o canteiro oval que liga as avenidas Fernando Osório, Salgado Filho e 25 de Julho, já recebeu melhorias, com aberturas de duas vias para acessar as adjacentes. Mesmo assim, por ser um local que abriga duas instituições de ensino, não tem como escapar de engarrafamentos. O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, responde que a rótula passará por requalificação, assim como a do Carrefour. Os dois pontos devem receber semáforos. As mudanças devem acontecer ainda este ano.
Com relação ao cruzamento da avenida Bento Gonçalves com a rua Barros Cassal, o secretário informa que será feita uma nova sinalização, mas não há previsão de instalação de semáforos. Para quem usa o local, a alternativa seria a construção de uma segunda ponte, exclusiva para o acesso de quem vem do Navegantes em direção ao Centro.
Enquanto a rua Comendador Rafael Mazza (rua das Traíras) receberá uma intervenção a partir das obras de requalificação da avenida Ferreira Vianna e terá o acesso a esta avenida melhorado. No local, a cada final de semana de tempo bom, forma-se uma longa fila de veículos para acessar a rótula da ponte sobre o arroio Pelotas em direção ao laranjal.
O que melhorou
De acordo com Al Alam, vários pontos da cidade onde os cruzamentos eram considerados críticos foram melhorados nos últimos anos, como, por exemplo, a rotatória do Shopping Pelotas, na avenida Ferreira Vianna, a rotatória do Krolow, na avenida Salgado Filho, a rotatória das avenidas Dom Joaquim e Fernando Osório, além de outros pontos. “Em várias outras áreas da cidade fizemos alterações no sentido de ajudar os pedestres e, depois, dar agilidade e mobilidade aos veículos e principalmente ao transporte coletivo”, diz Al Alam.
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