Clima

Semana começa com clima seco, mas chuva retorna na quinta-feira

A última enxurrada pode ter causado morte de uma pessoa em Uruguaiana

Boletim semanal do Instituto Climatempo informa que, como foi previsto no boletim da semana passada, uma frente fria avançou sobre o Rio Grande do Sul no final da semana passada provocando chuvas torrenciais em muitos municípios - superiores a 150mm em menos de 24 horas e que pode ter causado a morte de uma pessoa em Uruguaiana -, principalmente sobre a metade oeste do Estado. A análise climática é produzida especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Para esta semana, apesar da previsão de tempo firme e sem chuvas para esse começo de semana, há previsão de que na quinta-feira (18) uma nova frente fria avance provocando novamente chuvas torrenciais em grande parte dos municípios produtores de arroz. Os volumes acumulados de chuvas podem superar os 60 milímetros facilmente entre quinta e sábado. Com isso, os trabalhos de preparo do solo para a nova safra 2017/18 podem ficar prejudicados.

Com relação ao frio, as madrugadas continuam com temperaturas mais amenas, mas não há riscos para ocorrências de geadas. Esse será o padrão ao longo dos próximos 60 dias. Toda semana uma frente fria avança e provoca chuvas, mais fracas ou mais intensas a cada momento. Um padrão típico da região no outono. Diariamente a previsão do tempo está no site do Irga, clicando aqui.

Morte em Uruguaiana
Devido às chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul nesse final de semana, a Defesa Civil Estadual monitora as consequências das ocorrências meteorológicas em diversas localidades do Estado. Alguns municípios chegaram a médias aproximadas ou superiores a 150mm de chuva em menos de 24 horas. Alagamentos foram registrados em diversos municípios da Fronteira Oeste.

Balanço dos dados coletados, que ainda serão analisados em vistoria oficial pela Defesa Civil, dão conta que
em Uruguaiana, uma morte possivelmente foi causada pela enxurrada, além de diversos pontos de alagamento na cidade. Em Dom Pedrito são 17 famílias desabrigadas; Quaraí, cinco e sete desalojadas e Santana do Livramento tem uma família desalojada. Informações ou pedidos de auxilio devem ser encaminhados pelo telefone 199.

Fonte: Assessoria do governo do Estado

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A importância da alimentação Anterior

A importância da alimentação

Incêndio na galeria Zabaleta completa dez anos Próximo

Incêndio na galeria Zabaleta completa dez anos

Deixe seu comentário