Carência

SMS espera receber em fevereiro pelo menos oito clínicos gerais

A UBS Leocádia está sem clínico geral desde o dia 2 deste mês

Paulo Rossi -

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera receber até a primeira semana de fevereiro pelo menos mais oito clínicos gerais, sendo alguns cooperados, via reposição do Ministério da Saúde, outros pelo programa Mais Médicos. Os profissionais vão ocupar vagas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Leocádia, Cohab-Fragata, Dunas, Bom Jesus, Virgílio Costa e Cohab-Guabiroba.

As reposições estão em aberto e não é possível precisar datas, salienta a diretora de Ações em Saúde da SMS, Eliedes Ribeiro, ao acrescentar que teoricamente já deveriam ter chegado profissionais encaminhados pelo Ministério da Saúde. A UBS Leocádia está sem clínico geral desde o dia 2 deste mês, segundo o gerente distrital Areal Praias, Cícero Moraes. Havia uma cubana, mas o contrato terminou no fim do ano passado. A outra clínica entrou em férias este mês.

Na Virgílio Costa há duas equipes de Estratégia da Família, com dois clínicos cada, para atender a Virgílio Costa e o Passo do Salso. Está sendo esperada na UBS a contratação de mais um profissional pelo programa Mais Médicos, assim como nas demais já citadas. Na segunda-feira pela manhã, com a chuva forte, as UBSs Leocádia e Virgílio Costa estavam vazias.

No Laranjal, onde apenas a médica da ESF respondia pelos atendimentos também no posto durante um período na temporada passada, após a colega ter-se aposentado, houve acréscimo de profissionais. Eliedes explica que a Unidade está com mais um clínico geral e um pediatra para atender a demanda do período de veraneio, que aumenta em relação ao restante do ano nos balneários.

A secretária de Saúde, Ana Costa, enfatiza que nas UBSs não existem faltas pontuais de médicos, mas sempre que houver alguma dificuldade em uma unidade o paciente é referenciado para outra e, dependendo do caso, até mesmo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Pelo Mais Médicos, a prefeitura tem atualmente 35 profissionais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotenses começam semana tendo que enfrentar ruas alagadas Anterior

Pelotenses começam semana tendo que enfrentar ruas alagadas

Próximo

Pesquisa da UFPel aborda comportamento feminino em relação ao HIV em Pelotas

Deixe seu comentário