Alagamento
Pelotenses começam semana tendo que enfrentar ruas alagadas
Para o mês de janeiro são esperados 105 milímetros de chuva
Paulo Rossi -
Com as fortes pancadas de chuva desta segunda-feira (16), alguns pelotenses começaram a semana tendo que enfrentar ruas alagadas. No Porto e no Fragata a água que se concentrou nas vias atrapalhou pedestres e motoristas, e no Areal o vento forte derrubou uma árvore, mobilizando a Defesa Civil de Pelotas. Para esta terça-feira (17) a instabilidade deve continuar.
A energia elétrica precisou ser desligada na rua Dois da Vila da Palha, Areal, para que uma árvore que tombou sobre uma casa fosse retirada. A família não poderá voltar à residência. Não foram registrados problemas mais sérios, informou o tenente Paulo Darci dos Santos, coordenador da Defesa Civil. As ruas em que a chuva mais se concentrou são conhecidas: avenidas Fernando Osório e Francisco Caruccio, e ruas Professor Mário Peiruque, Marcílio Dias e General Telles. “Os mesmos problemas de sempre”, afirmou o coordenador. A quantidade, que entre as 12h e as 13h desta segunda chegou a 29 milímetros, não foi suficiente para que a Defesa Civil entrasse em alerta, mas os níveis estão sendo monitorados.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que faz medições a cada hora no Arroio Pelotas, foram registrados 35 milímetros durante o dia, e conforme informações do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet), as precipitações ainda devem continuar.
Áreas de instabilidade que se formaram na Argentina estão se deslocando em direção ao Rio Grande do Sul, com a formação de um vórtice de baixa pressão. Podem ocorrer temporais em pontos isolados. Para o mês de janeiro são esperados 105 milímetros de chuva - dentro dos padrões - e foram registrados nesta segunda 55 milímetros. Em fevereiro e março o valor fica abaixo das médias, com 150 e 120 milímetros, respectivamente.
Previsão do tempo
A previsão para esta terça são 25 milímetros de chuva, com céu nublado. A partir desta quarta-feira o tempo volta a ficar firme. As nuvens carregadas dão lugar ao sol, que aparece com força e deve seguir durante o resto da semana, com a incidência de raios ultravioleta chegando a níveis extremos.
Confira
Terça: 15ºC - 27ºC
Quarta: 15ºC - 27ºC
Quinta: 14ºC - 26ºC
Sexta: 18ºC - 29ºC
Sábado: 19ºC - 29ºC
Domingo: 17ºC - 28ºC
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário