Mobilidade
Tráfego e problemas intensos
Avenida São Francisco de Paula está esburacada e com ondulações; prefeitura planeja trocar os bloquetes nos pontos mais críticos
Paulo Rossi -
Esburacada e em dias de chuva cheia de pontos de alagamentos, com afundamento da pista e consequentes ondulações, a avenida São Francisco de Paula, que liga a Zona Norte à Zona Leste de Pelotas, é considerada uma verdadeira armadilha por muitos motoristas que já passaram por transtornos. Com frequência são guinchados automóveis que sofrem o impacto e acabam com pneus danificados, rodas quebradas e problemas na suspensão. Até motor já caiu de um carro. A prefeitura diz que vai substituir o pavimento dos pontos considerados mais críticos, como já foi feito há cerca de três anos em apenas um lado da via.
Ligação de duas avenidas já recuperadas - Domingos de Almeida e Salgado Filho, a São Francisco de Paula serve também como atalho para os bairros Três Vendas, Areal e Laranjal. Além disso, nos últimos anos passou a contar com expressivo aumento no fluxo de veículos em função dos condomínios residenciais construídos nessas áreas. O tráfego pesado também utiliza aquela artéria.
O taxista Gustavo Dourado trabalha em ponto situado na esquina com a Domingos de Almeida e resume a situação na São Francisco como "caótica." Como está mais acostumado a trafegar pelo local e já conhece as limitações da pista, Dourado conta que vai desviando dos buracos. Mas ainda ainda assim considera complicado. “Seria bom que fizessem as melhorias feitas na Domingos de Almeida aqui também”, comenta, ao acrescentar que o trânsito é intenso, pois os motoristas utilizam a via para chegarem a outros bairros.
O secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Moralles, diz que existe um projeto de requalificação de toda a São Francisco de Paula, para que seja refeita de ponta a ponta. Porém, não há recursos para a obra, por isso será feita apenas a recuperação do pavimento. A prefeitura licitou mão de obra para esse e outros serviços em 2013, quando foi feita a substituição de unistein em alguns trechos de um lado da via (em direção à avenida Ferreira Viana). A mesma empresa ganhou a concorrência seguinte, o contrato está em vigência e agora está em andamento licitação para a compra do material.
Moralles reconhece que existem pontos da avenida mais agressivos, onde os carros acabam batendo por conta do mau estado do calçamento. Esses vão ser recuperados, mas não há previsão de asfalto para lá. “Vai ser feito o que se pode fazer”, afirma. Desde o início do ano a prefeitura está sem unistein e os da São Francisco de Paula têm seis centímetros, não mais produzidos atualmente. Os de agora têm oito centímetros, por isso serão retirados os atuais dos pontos mais críticos e será feito um “colchão de areia” embaixo para nivelar a pista.
Ondulações lixam os pneus
Gerente de uma revendedora de automóveis localizada na avenida, Sandro Soares Canez observa que o calçamento afundou inclusive onde já havia sido feito reparos. Conta que as ondulações chegam a lixar os pneus. “Esses dias deu um acidente por causa disso, pois o motorista foi desviar de um calombo alto”, relata.
Proprietário de um guincho situado na São Francisco de Paula, Francisco Rosanos fala que tem seu estabelecimento no local há oito anos e que a via sempre teve problemas. Já guinchou diversos carros e viu recentemente uma moto cair dentro da valeta. O pior, contudo, é que um dos veículos da revenda que possui também naquele ponto perdeu o motor quando um cliente fazia teste. “Bateu no chão, perdeu as alças e caiu o motor”, relembra. Segundo ele, é muito frequente os incidentes por lá e mesmo que arrumem a pista, projeta, como fizeram há um tempo, em seguida deverá estar com problemas novamente por causa do fluxo de caminhões pesados.
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