Requalificação

Uma cidade mais verde até 2020

Metas da Secretaria de Qualidade Ambiental incluem 14 novas praças e plantio de 50 mil mudas

Jô Folha -

Na nova gestão pública iniciada com o mandato da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), cada secretário assinou um Contrato de Gestão que guiará os trabalhos de sua pasta nos próximos quatro anos, e em alguns casos os objetivos definidos são audaciosos. Dentre elas está a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), cujas metas incluem o plantio de 50 mil árvores até 2018 e a implantação de 14 praças até 2020.

A fim de garantir que se chegue aos números previstos, desde a assinatura do Contrato de Gestão no dia 24 de abril, o secretário Felipe Perez implantou algumas estratégias. A mais ousada delas é o Atlas de Arborização Urbana de Pelotas, que prevê o mapeamento e a identificação de todas as árvores do município, com o intuito de criar um guia de plantio para os moradores, acompanhar as espécies e prever possíveis problemas.

O projeto se iniciou no Jardim Europa há quase dois meses, onde dez mil árvores foram compiladas em 45 ruas. Na próxima semana, o bairro começará a receber novas plantas. O atlas funcionará como um inventário do patrimônio arbóreo, informa o arquiteto Fernando Caetano, um dos responsáveis pelo projeto. A aposta é de que se incentive a participação popular na arborização da cidade. "É um mecanismo de educação ambiental", comenta.

"Com certeza é possível", afirma o secretário quando questionado sobre a viabilidade de cumprir o prometido dentro do prazo estipulado, mas o trabalho não deve ser fácil. Para atingir as 50 mil árvores precisariam ser plantadas mais de 80 mudas por dia, contando finais de semana e feriados. Contudo, conforme informações da própria SQA, o período de plantio vai apenas de maio a agosto e a equipe disponível é de 15 funcionários, que se dividem entre horto, poda e técnicos agrícolas.

Nos próximos 40 dias a SQA lançará uma licitação para contratar a empresa que será responsável por parte do serviço de poda e limpeza de árvores, gasto previsto no Contrato de Gestão. O Horto Municipal que armazena as mudas utilizadas passará por requalificação, também prevista no Contrato, e o desejo de Perez é que ele passe a ser administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), setor que poderia desenvolver um melhor uso para o espaço, ressalta.

O cumprimento do Contrato de Gestão será avaliado trimestralmente e as metas de cada secretaria podem sofrer modificações, a partir disso. "São objetivos para trabalharmos", disse Perez. No caso de se atestar a impossibilidade de finalizar os pontos ao fim da gestão, o secretário informou que apresentará as razões.

OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO
Espaços que devem passar por requalificação são a Praça do Obelisco, a Praça do Lindoia e a Praça da Paz Palestina, compromete-se o secretário. Os vizinhos dessa última aguardam ansiosamente por mais interesse no local de 7,8 mil metros quadrados, que conta com poucas árvores e escassez de mobiliário urbano. Os bancos que existem foram instalados por estudantes que vivem nas proximidades, conta a aposentada Gilka da Silveira, 80.

"Com a falta de movimento também aumentam os assaltos", afirma. Getúlio Agrello, 79, outro morador do entorno, gostaria de ver o local sendo ocupado com piqueniques e atividades ao ar livre, a exemplo do que acontece na praça Coronel Pedro Osório. "Mas para isso precisa de investimento", diz.
Pelotas tem 60 praças, segundo a SQA, e o local com mais espaços públicos é a Cohab Fragata. Para definir uma área como praça é necessário que ela atenda às necessidades de convívio da comunidade, que se apropria do local, explicou Fernando Caetano, podendo ter bancos, árvores, brinquedos e iluminação.   

METAS DA SECRETARIA
- Plantar 50 mil árvores até 2018
- Implantar 14 praças até 2020
- Realizar a supressão de 40 árvores de pequeno e médio porte por mês, até 2020
- Realizar podas de 500 árvores de pequeno e médio porte por mês, até 2020
- Reestruturar o Horto Municipal até 2017
- Licitar, até julho de 2017, empresa para
* Retirar ervas de passarinhos em 100 árvores de grande porte, por mês, até 2018
* Realizar podas em 300 árvores de grande porte, por mês, até 2018
* Realizar supressão de 20 árvores de grande porte, por mês, até 2018

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um grito pela legalização da maconha Próximo

Um grito pela legalização da maconha

Deixe seu comentário