Clima
Vento e chuva forte continuam neste sábado
No Uruguai, as águas baixas surpreenderam a população num fenômeno que não se registrava há décadas
Chove em Pelotas desde quinta-feira à noite. De acordo com a Defesa Civil, a situação está sob controle, uma vez que a incidência não é alta a ponto de causar maiores transtornos. São esperados 35 milímetros de chuva para este sábado (12), com variação de temperaturas entre 12ºC e 21ºC na cidade.
A MetSul alerta que o vento vai continuar forte a intenso no restante do Rio Grande do Sul. Segue o tempo muito ventoso na costa com rajadas de 70 a 90 quilômetros por hora, mas, localmente, superiores. O mesmo, em menor grau, será comprovado no interior gaúcho.
Em mar aberto, as condições se apresentam muito perigosas para navegação com risco de naufrágio de pequenas embarcações. Nas orlas prossegue a ressaca.
O vento persistirá forte em várias regiões ainda no domingo. Em Pelotas, o volume de chuva durante o Dia dos Pais deve aumentar para 60 milímetros, conforme o Climatempo.
No Hermenegildo, a foz do arroio Chuí secou devido ao recuo do vento. O coordenador da Defesa Civil de Santa Vitória do Palmar, Jorge Alex, diz que a ação natural foi inusitada. "O vento recuou e o mar levou areia para dentro do arroio", explica.
Uruguai
No país vizinho, o Uruguai, o cenário é mais grave, principalmente na região entre Montevideo e Maldonado. As águas baixas surpreenderam a população num fenômeno que não se registrava há décadas. Logo espelhou-se o boato de tsunami, que foi prontamente descartado pelos meterologistas.
Imagens do recuo da água na orla de Punta del Este foram amplamente divulgadas nas redes sociais. Nos vídeos é possível observar os vários metros em que o mar recuou, deixando vários barcos encalhados. A expectativa é de que a partir da tarde deste sábado o nível volte ao normal.
Resgate
A embarcação pesqueira que vinha de Santa Catarina com sete tripulantes permanece desaparecida desde a madrugada de sexta-feira. O destino final era Rio Grande.
Com um navio e duas aeronaves, a Marinha segue com patrulha durante este sábado. Não há alterações no caso.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário