Bike
Vereadores pedalam com a população
Seis vereadores participaram do passeio na manhã deste sábado
Carlos Queiroz -
Cerca de 100 ciclistas estiveram, neste sábado (19) pela manhã, participando do primeiro passeio da Semana Municipal do Ciclista, aprovada recentemente no legislativo pelotense. Aos poucos, foram se aglomerando ciclistas de todos os lados da cidade para o passeio, que percorreu as ruas centrais, as ciclovias e terminou no Parque Museu da Baronesa. Como foi aprovado às pressas para esta semana, este será o único evento da primeira semana comemorativa ao uso de bicicletas. Pelotas hoje conta com aproximadamente 50 quilômetros de ciclovias.
Marcado anualmente na semana que integra o dia 19 de agosto, o projeto de lei de autoria de Luiz Henrique Viana (PSDB) quer estimular o uso do meio de transporte através de políticas públicas. "As campanhas institucionais querem aumentar a educação, a humanização do trânsito", disse Viana, que abandonou o tradicional terno e gravata para vestir roupas de esporte. Participaram ainda os vereadores Enéias Clarindo e Daniel Trzeciak (PSDB), Marcus Cunha e Éder Blank (PDT) e Toninho Peres (PSB), e uma série de assessores. Também participaram Horácio Severi e Leandro Karam, tradicionais nomes relacionados aos movimentos pelo uso da bicicleta em Pelotas.
"Fico feliz com a iniciativa porque oficializa, legitima o uso da bike", comentou Lenadro Karam, um dos idealizadores do Pedal Curticeira. Fazendo diariamente o trajeto até a Câmara, o vereador e ciclista Marcus Cunha (PDT), lembrou do início dos movimentos pela implantação de ciclovias e os impactos, na época, sobre a rua Félix da Cunha. O trabalhista conta que hoje, pedalando praticamente todos os dias, sua qualidade de vida melhorou, além de melhora em exames de saúde.
O passeio partiu da rua 15 de Novembro, passando pela Gomes Carneiro e Félix da Cunha. Depois contornou a praça Coronel Pedro Osório e seguiu pela Félix da Cunha, Praça José Bonifácio, Anchieta, General Neto, Professor Doutor Araujo, Fernando Osório, Dom Joaquim, avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, Doutor Armando Fagundes e Domingos de Almeida terminando no Parque da Baronesa.
Leis que estimulam a bike
Uma lei criada pelos vereadores Marcus Cunha (PDT) e Toninho Peres (PSB) criou o Programa Vou de Bicicleta e Selo Amigo do Ciclista. Pela lei, empresas que disponibilizem para os seus funcionários bicicletário, vestiário com chuveiro e armários para guardar os pertences. As empresas que adotarem esta política podem obter incentivos fiscais. A lei, criada em junho de 2015, foi criada para promover, entre as empresas e prestadores de serviços, o uso de bicicletas pelos funcionários e clientes. "É uma questão de saúde pública, não poluente, e o poder público tem que dar o exemplo", disse Marcus, antes de sair de bicicleta. A lei 6.233/15 também prevê a redução do tráfego de veículos automotores e aumentar a segurança dos ciclistas e pedestres.
Dia Nacional
Aprovado na Câmara dos Deputados e enviado ao Senado Federal, o dia 19 de agosto deve ser instituído como Dia Nacional do Ciclista. A proposta tem a autoria de 26 deputados. A escolha se deu como forma de homenagear o ciclista e biólogo Pedro Davison, que morreu neste mesmo dia, em 2006, depois de ser atropelado por um automóvel. Na época, Davison tinha 25 anos. O motorista dirigia em alta velocidade, além de estar sob efeito de álcool. A matéria aguarda ser apreciada no Senado.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário