Em pauta

Vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa visita Pelotas

Agenda no município foi marcado por reuniões e discussão de temas como mobilidade e garantia de direitos

Divulgação -

O vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Mauro Freitas, esteve em Pelotas durante esta quarta-feira (21) para tratar de pautas do interesse da comunidade. Na oportunidade, destacou temas como a violência contra o idoso, o aumento de conselhos municipais da área em todo o Brasil, incentivos ao Fundo do Idoso e os desafios que a terceira idade enfrenta diariamente. A agenda na cidade também foi marcada por encontros com o Executivo e Legislativo.

A mudança rápida de perfil da população idosa em todos os lugares do país foi um dos pontos tratados por Freitas. Como o percentual de pessoas na terceira idade está aumentando consideravelmente, o representante do Conselho Nacional diz haver necessidade que o poder público e instituições competentes passem a ter mais atenção a questões como cuidados especiais, garantia de autonomia e direitos, além da acessibilidade nas ruas. "O nosso olhar para a mobilidade urbana de Pelotas é que vemos calçadas altas, muitas ruas com paralelepípedo, paradas de ônibus sem condições adequadas. Temos que pensar em entretenimento para as pessoas idosas se divertirem", contextualiza.

Viajando pelo Brasil para disseminar os conhecimentos necessários da causa, o vice-presidente fala da importância de fortalecer os Conselhos Municipais para fazer com que políticas públicas sejam implantadas, exemplificando as doações através do Imposto de Renda. "O Conselho Municipal cria o Fundo e todas as empresas que estão no exercício do Imposto de Renda de lucro real podem doar 1% e pagar 99% para a Receita Federal. Ela não tira do bolso e o município ganha para tirar projetos do papel", argumenta.

Maior representatividade
Nos últimos anos, o número de municípios brasileiros com Conselho do Idoso saltou de cerca de 1,8 mil - sendo que apenas um terço tinha Fundo do Idoso - para mais de três mil. "Foi feito um trabalho de incentivo a criação desses conselhos. Precisamos fomentá-los, como Pelotas está fazendo, para que os projetos sejam feitos aqui", fala, lembrando que no próximo mês o Conselho da cidade completa 25 anos.

Durante o dia, Freitas encontrou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), que estava junto do presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pelotas, Lélio Luzardi Falcão, e demais membros. O vice-presidente também se reuniu com o secretário da Fazenda, Jairo Dutra, com o secretário de Cultura Paulo Pedrozo e com o chefe de gabinete da Secretaria de Assistência Social, Rafael Vieira. Acompanhado da diretoria do Conselho Municipal, visitou a Câmara de Vereadores e se reuniu com a Rede Nacional de Proteção ao Idoso (Renadi ) - Núcleo Pelotas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comunidade perde Alexandre Carriconde Marques, o professor Sapinho Anterior

Comunidade perde Alexandre Carriconde Marques, o professor Sapinho

Pelotas anuncia programação da Semana do Turismo Próximo

Pelotas anuncia programação da Semana do Turismo

Deixe seu comentário