Com cara de cidade

Agora sim, os 205

Pelotas é elevada a Freguesia São Francisco de Paula em 1812

Por volta de 280 anos após a massiva imigração guarani, no fim do século 17, a Coroa Portuguesa estava decidida a expandir os limites para além da hoje fronteira brasileira. A fundação da Colônia do Sacramento, em 1680, é uma demonstração do propósito, ao que se inicia um período de conflitos por terras entre portugueses e espanhóis. No meio do caminho entre a Colônia do Sacramento e Santa Catarina, o Rio Grande do Sul começa a virar destino, com expedicionários paulistas começando a administrar terras e a alimentar o gado da região, e lotes sendo concedidos a casais vindos das ilhas dos Açores e Madeira, já no século 18, em 1718 - e o índio aos poucos sendo exterminado.

Em 1737 é fundada a Vila do Rio Grande, que 26 anos depois é tomada pelos espanhóis, obrigando açorianos e portugueses, assim como seus descendentes, a recuarem para a vizinha Pelotas, a partir da Ilha da Feitoria, junto a imigrantes oriundos de regiões portuguesas como Aveiro, Porto e Braga e de países vizinhos como a Argentina e o Uruguai - neste último caso, franceses advindos da região do País Basco residentes em Montevidéu.

A partir de 1770 a região começa a se desenvolver, por influência das atividades agrícolas e pesqueiras, e em 7 de julho é elevada a Freguesia de São Francisco de Paula. Em 1835, enfim, o local se torna oficialmente cidade, tendo em vista o caráter urbano exemplificado pelo Theatro Sete de Abril, erguido um ano antes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Índios Guaranis resistem ao tempo Anterior

Índios Guaranis resistem ao tempo

Dos povos indígenas ao universitário Próximo

Dos povos indígenas ao universitário

Deixe seu comentário