Na Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o resultado do concurso para duas vagas de docente na área de anestesiologia traz boas expectativas para o futuro. O processo seletivo, que já homologou as candidatas aprovadas, possibilita a retomada da residência em anestesiologia, fechada em novembro do ano passado por conta da aposentadoria dos docentes responsáveis pelo programa. A faculdade estima que dentro de um mês as professoras já sejam nomeadas e assumam as atividades.
A diretora da Famed, Julieta Fripp, garante que a chegada das docentes fortalece a graduação e, também, a força de trabalho dentro do Hospital Escola da UFPel (HE-UFPel), que sofreu com a falta de anestesistas após o fim da residência. "Assim que elas assumirem, a primeira ação do departamento de cirurgia da Famed é organizar a graduação e já dialogar para submeter o programa de residência", comenta. A expectativa é que a faculdade submeta o programa à avaliação da Comissão Nacional de Residência Médica no próximo período de submissões que, segundo a diretora, pode ocorrer ainda no segundo semestre deste ano.
Julieta destaca, ainda, que a mudança também tem um impacto positivo para a Zona Sul, que passa a ter mais profissionais desta especialidade atuando na região. "A expectativa é que, com a retomada da residência, a gente consiga ter novos anestesistas se formando em Pelotas. São especialistas [de uma área em que] existe uma reserva de mercado na região. Não quer dizer que eles vão ficar aqui, mas a tendência é sempre de que uma parte dos residentes que se forma aqui permaneça na região", avalia.
Relembre a situação do HE
O fechamento da residência em anestesiologia, no ano passado, antecedeu um período de dificuldades no HE-UFPel. Foram meses, entre o final de 2022 e o início deste ano, marcados pela falta de anestesistas e diminuição do número de procedimentos cirúrgicos realizados na instituição. Em fevereiro, um dos piores momentos da crise, apenas 66 cirurgias foram realizadas no hospital. À época, o problema ocasionou a descontinuação do programa de residência em cirurgia geral da Famed.
Atualmente, a situação já é diferente na instituição. Nos últimos meses, após muitas tentativas, a contratação de uma empresa especializada na área garantiu a estabilização do serviço. Ao Diário Popular, a assessoria de imprensa do HE-UFPel informou que oito profissionais compõem o quadro de anestesistas do hospital, força de trabalho que garante um fluxo de cirurgias normalizado.
Deixe seu comentário