Projeto
Pelotas projeta ações integradas voltadas à primeira infância
Prefeita Paula Mascarenhas debateu avanços em políticas públicas com a equipe de governo
Foto: Gustavo Vara - Ascom - Reunião com toda equipe aconteceu no Pelotas Parque Tecnológico
Em reunião com toda a equipe de governo no Pelotas Parque Tecnológico (PPT), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) debateu os avanços em políticas públicas voltadas à primeira infância. O encontrou contou com a apresentação de propostas de cada uma das secretarias.
“Mais do que uma reunião, estamos propondo aqui uma imersão na temática da primeira infância. Temos feito muita coisa, mas podemos fazer ainda mais. A prioridade do governo precisa ser o cuidado com as nossas crianças. Vamos seguir trabalhando duro para tornar Pelotas a cidade das crianças”, destacou a chefe do Executivo.
A partir de experiências positivas, construídas com parceiros do Município, como a Urban95, a Rede Brasileira de Cidades das Crianças e a Prefeitura de Jundiaí, os titulares de cada secretaria municipal apresentaram projetos que priorizam a qualidade do desenvolvimento infantil. Também trouxeram ações referentes à temática, o Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi), o Sanep, a Eterpel, a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) e o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel).
Principais Propostas
Entre as diversas ações apresentadas, estão a revitalização e criação de praças infantis, atividades expositivas, criação de um plano de metas para a primeira infância, ampliação de programas de educação ambiental, educação patrimonial e educação no trânsito, humanização de espaços e ambientes de reflexão, aproximação da administração pública para com as infâncias e redes de acolhimento para mães, pais e avós cuidadores.
Destacam-se entre as propostas, a possibilidade de criação de um Parque Rural da Infância, no local onde funciona a Granja Municipal, e o desenvolvimento de um álbum virtual de Pelotas, o qual visa estimular a busca de figurinhas localizadas em pontos turísticos da cidade. As ideias foram elaboradas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pela Coinpel.
Pelotas integra Rede de Cidade das Crianças
No fim de março, o município de Pelotas passou a integrar a Rede Brasileira de Cidades das Crianças. O termo de adesão foi assinado pela prefeita Paula Mascarenhas, durante a realização do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias.
A adesão significa mais um compromisso de Pelotas com a priorização de políticas e ações focadas no protagonismo das infâncias e no desenvolvimento integral infantil, já que as cidades que aderem à Rede precisam atender alguns requisitos, como a criação de um comitê intersetorial, envolvendo suas secretarias de governo.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário