Eliane Davila
ESG não é luxo, mas sim fundamental para a sustentabilidade
Eliane Davila
Colíder da filial gaúcha do Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB)
O ESG veio para impactar o mercado de forma positiva em um momento que tanto a sociedade quanto as empresas já começam a perceber que se um negócio não for saudável para o mercado e para a sociedade, ele dificilmente vai conseguir se manter de pé. Mas a sustentabilidade vai muito além do plano de negócios, pois entra em uma esfera maior com um contexto ambiental, social e de governança. E é aí que entra o ESG. Porém, qual realmente é a importância desta sigla e qual seu impacto nas empresas?
Em primeiro lugar, deve-se reconhecer que este movimento é importante porque é uma questão urgente e necessária para a manutenção do nosso planeta e para a melhoria das sociedades, de forma social e econômica. Em segundo lugar, cabe ressaltar que estamos lidando com uma geração que tem cada vez mais consciência social e ambiental. Por isso, é importante questionar e desenvolver formas de governança mais transparentes e eficientes do que as praticadas anos atrás.
Partindo deste princípio, toda organização precisa compreender e se adequar a essa mudança, que traz um pensamento mais crítico no que se refere ao ato político de consumir. Por isso, é muito importante que a empresa tenha consciência das prioridades do seu público para que continue tendo relevância junto a ele e o ESG é um caminho para isso.
A geração atual de consumidores está muito mais preocupada com as questões ambientais e sociais e algumas das suas prioridades são: a conservação do meio ambiente; a diminuição do aquecimento global e das desigualdades sociais; o desenvolvimento de talentos; o aumento da qualidade de vida no trabalho e a otimização da performance e resultados.
Diante desse cenário, fica claro que o ESG não é mais um "luxo" das grandes empresas para "saírem bonitas na foto", mas sim uma questão de sobrevivência no mercado. Porém, como colocá-lo em prática e construir uma empresa verdadeiramente sustentável?
Para isso, pode ser interessante que cada organização busque encontrar qual é o seu propósito como negócio e identificar em que área pode contribuir mais, gerando impactos internos e externos. Ou seja, melhorando a vida de quem trabalha na empresa e a todos os stakeholders que se relacionam com ela.
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